Moradores de ilhas eram ameaçados por traficantes; polícia matou 3

Moradores das ilhas que compõem a Baía de Todos-os-Santos viviam acuados por traficantes. Os nativos das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, em Salvador, além de Paramana, em Madre de Deus, eram ameaçados constantemente de morte para não realizar denúncias à polícia. Algumas pessoas tiveram a casa invadida e depois foram espancadas pelos criminosos.

“Um deles tinha várias entradas na delegacia por espancamentos. O grupo agia ameaçando de morte os nativos, invadia as casas e agredia as pessoas”, declarou a delegada Marcele Guerra, titular da 17ª Delegacia (Madre de Deus), fazendo referência à Samuel Nunes da Silva Neto, 23 anos, conhecido como Neto Gordo, um dos mortos na operação Baía de Todos-os-Santos II, realizada na manhã desta quinta-feira (14). A ação policial terminou com três traficantes mortos e dois presos.

Além de Samuel, morreram durante confronto dois homens ainda não identificados.  A dupla foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), mas não resistiu aos ferimentos. Já Raimundo Farias Cidade Júnior, 33, o Cabeção, e Vandésio Pereira da Silva, 27, o Vando, foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

Presos na operação que envolveu mais de 50 PMs são apresentados durante coletiva (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

A delegada e o comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Humberto Sturaro, apresentaram na manhã desta quinta (14) o balanço da operação, realizada em conjunto com as Polícias Civil e Militar – a Polícia Federal participou no levantamento de informações e a Marinha com apoio logístico.

“Já vínhamos investigando eles. Esse grupo trazia a droga de Salvador de barco para abastecer a população local e principalmente os turistas nessa época do ano”, declarou a delegada Marcele Guerra.

Os bandidos eram investigados desde junho do ano passado. Em novembro, foi deflagrada a operação Baía de Todos-os-Santos I, que resultou em cinco pessoas presas e apreensão de uma lancha, uma espingarda, além de certa quantidade de drogas.

Durante a coletiva, a delegada preferiu não dar detalhes sobre os criminosos, limitando-se em dizer que “o líder não estava na região e está sendo procurado”.

No entanto, policiais civis admitiram que os criminosos integram a facção Bonde do Maluco (BDM) e que o líder está no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.

(Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

Operação
De acordo com a SSP-BA, cerca de 50 policiais utilizaram três embarcações para atravessarem a Baía de Todos-os-Santos em busca dos criminosos. Uma denúncia anônima apontou que os traficantes estavam na região.

(Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

Segundo coronel Humberto Sturaro, pouco depois de 5h, policiais, entre civis e militares iniciaram a operação. Em Bom Jesus dos Passos, as equipes entraram em confronto com os traficantes – e um deles, Samuel, gerente do grupo criminoso, acabou morto. “Precisávamos o quanto antes dar uma resposta ao crime organizado que atuava na região”, declarou Sturaro durante apresentação.

Outros dois bandidos foram mortos em confronto com os policiais na Ilha de Maré – até 15h30 eles ainda não tinham sido identificados.

Com a quadrilha foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, dois revólveres calibre 38, uma espingarda, munições, carregadores, tabletes de cocaína, maconha e crack, rádios comunicadores, embalagens plásticas, balança, entre outros materiais. Parte da droga foi localizada pelos cães Endy (Pastor Belga Malinois) e Ajax (Pastor Alemão) da Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Choque.

Em seguida, os policiais seguiram para Bom Jesus dos Passos, onde prenderam Raimundo e Vandésio. Eles estavam numa casa.

Os suspeitos presos negam a participação no grupo. “Sou apenas pescador”, disse Vandésio aos jornalistas “Não entro em nada. Estava em casa. Sou pescador também. Não entro em nada não”, respondeu Raimundo.

Veja vídeos da ação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *